Marketing digital, marketing online, publicidade na Internet … como quer que você chame, o marketing online da sua empresa é um grande negócio hoje em dia. Afinal, o uso da Internet mais do que dobrou na última década e essa mudança afetou enormemente a forma como as pessoas compram produtos e interagem com as empresas.
Então, o que é marketing digital? O marketing digital é como qualquer outro tipo de marketing – é uma forma de se conectar e influenciar seus clientes em potencial. A verdadeira diferença é que você se conecta e influencia esses clientes online .
Como eu começo?
A boa notícia é que começar com marketing digital é bastante fácil. A maioria das plataformas de publicidade online facilita a inscrição e a criação de sua primeira campanha ( afinal, é assim que eles ganham dinheiro). Aqui estão alguns links para guias para iniciantes para várias estratégias diferentes de marketing digital:
O núcleo de toda campanha de marketing digital de sucesso, entretanto, não é um guia. Independentemente das estratégias que você escolher usar, aqui estão 4 perguntas que você precisa responder antes de começar com o marketing digital:
1. Quanto você precisa fazer?
Para descobrir quanto você precisa gastar em marketing digital, primeiro você precisa esclarecer quais são seus objetivos. A maneira como você aborda o marketing digital pode variar bastante, dependendo se seu objetivo final é gerar cliques, conversões ou leads, vendas, receitas ou um determinado retorno sobre o investimento (ROI).
Quando você vai direto ao assunto, o objetivo final de qualquer esforço de marketing deve ser o ROI. Afinal, se seus gastos com marketing digital não estão gerando receita lucrativa para sua empresa, por que você está fazendo marketing online?
Cliques e até conversões são ótimos, mas sua empresa não ganha dinheiro com cliques (na verdade, você realmente gasta dinheiro com cliques) ou conversões. Ele ganha dinheiro com as vendas .
Com isso em mente, a primeira coisa que você precisa determinar antes de decidir qual deve ser seu orçamento de marketing digital é decidir quanta receita você deseja gerar. Depois de saber disso, você pode usar essas informações para determinar quanto gasto com publicidade será necessário para atingir essa meta de receita.
2. Para quem você está fazendo marketing?
Depois de saber quanto dinheiro deseja ganhar com o marketing digital, você precisa identificar para quem está fazendo marketing. Isso é fundamental, porque diferentes buyer personas exigem diferentes táticas de marketing. E, ainda mais importante, diferentes buyer personas se transformam em diferentes tipos de compradores.
Então adivinhe? Se você não entende suas buyer personas, não pode criar uma estratégia de marketing digital eficaz!
Se você tem uma equipe de vendas, conversar com eles pode ser uma das maneiras mais rápidas de reunir uma persona de comprador decente. Afinal, eles são os que mais falam com seus clientes, certo?
No entanto, até mesmo conversar com sua equipe de vendas e fazer uma pequena pesquisa não é o suficiente para realmente chegar ao nível de detalhes de que você precisa para montar um plano de marketing digital eficaz. Para fazer isso, você precisa pegar o telefone e ligar para seus clientes reais.
Pergunte como eles o encontraram, por que se converteram e o que os convenceu a pagá-lo. Essas informações fornecerão muitos insights sobre o processo de marketing e vendas que você pode usar para melhorar o desempenho de sua publicidade e escolher seu orçamento de marketing.
3. Quanto valem seus clientes?
Normalmente, as pessoas vêem as buyer personas como uma boa maneira de criar uma estratégia de marketing eficaz. As personas do comprador são ótimas para isso, mas também são uma parte importante da elaboração de um plano de marketing digital eficaz.