Você deseja abrir uma loja online de pequeno ou médio porte? Nesse caso, este guia é para você. Queremos dar a você uma vantagem inicial em todas as coisas sobre como iniciar lojas online. Assim que terminarmos, você deve saber todos os princípios básicos e o que procurar no futuro. Em particular, vamos nos concentrar nos requisitos técnicos que uma loja online deve atender.
E não importa se você já dirige um negócio tradicional ou se está começando do zero. Se você deseja planejar sua própria loja online, colocar esse plano em ação e ver seu sucesso na loja, então queremos este guia de comércio eletrônico para ajudá-lo a fazer exatamente isso.
Por que começar suas próprias lojas online?
Essa é uma pergunta justa quando você considera os muitos, muitos lugares online onde as pessoas podem comprar coisas: Amazon Marketplace, eBay e Etsy oferecem plataformas onde qualquer pessoa pode vender produtos online. E também pode não ser uma má ideia para os iniciantes: você pode usar o número de visitantes em seu próprio benefício, sem investir em publicidade.
Porém, há um problema: dependendo dos produtos que você está vendendo, as taxas de corretagem que você tem que pagar à plataforma podem ser de 5% a 20% e, com o tempo, isso é muito dinheiro. Você também não tem acesso aos dados do cliente, então você não pode investir no relacionamento com o cliente depois (por exemplo, por meio de um boletim informativo por email ).
Ao administrar sua própria loja online, essas taxas não serão mais um problema para você. Em vez disso, você deve manter os custos de provedor de pagamento e hospedagem (por exemplo, PayPal) em mente. Mas, em última análise, isso custará menos do que permanecer em uma plataforma de mercado. Obviamente, você pode tentar executar ambas as estratégias ao mesmo tempo e tentar transferir os clientes da plataforma para sua própria loja ao longo do tempo.
No longo prazo, um site e a abertura de uma loja online própria são, de longe, a melhor maneira de criar reconhecimento de marca e conquistar clientes estáveis.
Encontrando os Melhores Nichos de Produtos
Se você não tiver certeza sobre o que vender, existem muitas maneiras diferentes de encontrar nichos de mercado interessantes.
A opção mais fácil sempre será começar focando em uma área com a qual você já está familiarizado. Talvez voar drones seja seu hobby? Talvez você tenha paixão por um bom café? Ou você pode ser um fã de fones de ouvido retrô?
Em todos esses casos, há nichos pequenos e muito específicos esperando para serem explorados junto com os principais mercados. Se tomarmos o café como exemplo, podemos estar olhando para máquinas de café expresso portáteis ou algo parecido. A chave é ter certeza de que há um número suficiente de pessoas mostrando interesse e, ao mesmo tempo, garantir que haja relativamente poucos fornecedores existentes.
Pesquisando a demanda do produto
Você pode procurar esses tipos de nichos de mercado, por exemplo, usando o Google Keyword Planner, KWFinder , Google Trends ou, o melhor de tudo, Ahrefs. Dessa forma, você pode descobrir quantas vezes em um mês as pessoas estão pesquisando no Google por uma palavra-chave e / ou produto específico. Sem mencionar que todas as ferramentas de palavras-chave mencionadas geram palavras-chave relacionadas nas quais você pode não ter pensado de outra forma.
A captura de tela mostra uma análise do Ahrefs da palavra-chave “cafeteira portátil” como exemplo. Você pode ver que há cerca de 2700 pesquisas no Google todos os meses nos EUA. O Ahrefs é uma ferramenta prática porque também calcula a dificuldade de se classificar entre os dez primeiros no Google para uma determinada palavra-chave (em uma escala de 0 a 100). Como você pode ver, isso aparentemente não seria muito complicado neste exemplo.
E, claro, você também tem a opção de construir sua própria demanda. Portanto, se você deseja vender um produto que não obtém muitos acessos no Google, também pode optar por anunciar em outras plataformas, como Facebook e Instagram. Se você quiser seguir esse caminho, no entanto, precisa ter certeza de que o produto se adapta bem às mídias sociais e pode ser invocado para incitar compras por impulso.
Você também pode considerar a venda de downloads digitais, como arquivos de design gráfico, modelos de sites ou e-books.