Existem tantas estratégias de marketing digital e, às vezes, pode ser opressor quando você está tentando decidir qual priorizar. Os profissionais de marketing que buscam a melhor estratégia de marketing digital precisam ter uma compreensão clara de seus negócios, produtos e dados demográficos antes de escolher uma estratégia de marketing digital que seja eficaz para suas necessidades.
Em uma nova pesquisa, entrevistamos mais de 200 líderes de marketing global para descobrir o que eles achavam que o futuro reservava para o marketing digital e, curiosamente, a estratégia e o planejamento digitais classificaram uma das quatro principais habilidades que eles consideram ‘extremamente importantes’.
Quando se trata de suas campanhas de marketing digital , você não quer perder seu tempo escolhendo a errada e também precisa estar em dia com suas atividades de geração de leads.
Este é um guia prático abrangente que pode ajudá-lo a promover o envolvimento do cliente, aumentar o conhecimento da marca e gerar leads em 2019 e depois.
As estratégias mais eficazes
De acordo com o Smart Insights , a estratégia mais eficaz em 2018 foi o marketing de mídia social, seguida pelo marketing de conteúdo, e a menos importante foi o gerenciamento de dados, com o SEO em algum lugar no meio de tudo.
Embora isso não seja de forma alguma simples (algumas estratégias funcionarão melhor do que outras, dependendo de uma série de variáveis), ele oferece um vislumbre interessante sobre os métodos mais prováveis de geração de leads.
O e- mail e o vídeo se destacam constantemente como formas eficazes de comercializar quase qualquer produto em qualquer setor, embora no gráfico listado com o Smart Insights, não seja tão poderoso quanto o marketing de conteúdo ou mídia social.
O que importa mais do que o tipo de marketing que você está fazendo é se sua abordagem geral combina ou não com sua marca e mensagem. Para esse fim, a seguir estão algumas considerações para criar uma campanha eficaz no contexto do seu negócio.
Seja ágil
O marketing digital é o seguinte: é um processo de tentativa e erro. Portanto, embora você deseje absolutamente fazer um plano, também precisa ser flexível com:
- Mudando os padrões de SEO
- Próximas tendências
- Seu calendário de conteúdo e linha do tempo
- Apenas um ou dois canais sociais (os que têm melhor desempenho)
- Em quais KPIs focar
- Quando obter relatórios de progresso, onde você pode discutir e reagrupar
Uma estratégia bem-sucedida sempre precisará de alguns ajustes e, como tal, precisa de monitoramento e ajuste cuidadosos e contínuos. Se você estiver trabalhando sozinho ou em uma pequena empresa, não tenha medo de contratar consultores externos para ajudá-lo a vasculhar suas métricas e redefinir metas se algo não parecer estar funcionando da maneira planejada.
Compreenda profundamente o seu cliente
Nenhuma estratégia de marketing digital será eficaz se você não tiver primeiro uma compreensão clara de quem compra seu produto e por que o compram . Onde e como eles compram também podem ou não ser relevantes. Aprofunde-se e explore vários dados demográficos para não só entender o que eles querem comprar, mas também entender com o que estão preocupados culturalmente, socialmente e politicamente.
Um exemplo de conscientização do cliente é o sucesso do Airbnb com #weaccept, inicialmente um anúncio do Super Bowl que saiu após a proibição de viagens do presidente Trump. Teve 5 milhões de visualizações em um mês no YouTube , e a hashtag bem recebida ganhou muita atenção das celebridades. Isso não quer dizer que você deva correr o risco de ser político, mas ser culturalmente sensível, especialmente quando está dentro da marca, nunca é uma coisa ruim.
A campanha #MBPhotoPa ss da Mercedes é apenas um dos muitos exemplos de campanhas que usaram uma combinação de tecnologia, autenticidade e uma mensagem simples com uma parceria de influenciador para captar a atenção dos amantes de animais e aventuras. Este vídeo fez parte da campanha. Ele oferece uma visão VR de 360 graus de uma estrela canina do Instagram, Loki, e sua dona Kelly Lund dirigindo por montanhas nevadas em um Mercedes. A campanha apresentou uma variedade de pessoas reais tendo aventuras reais, o que a tornou viral.
Forme um perfil robusto de seu público e informe suas táticas ao:
- Definir os canais que melhor se adaptam aos principais dados demográficos
- Falando a língua deles, considerando que “linguagem” não é apenas palavras
- Compreender seus pontos fracos e como ativar as emoções
- Criar personas úteis para cada um de seus dados demográficos para ajudá-lo a visualizar suas vidas e prever padrões de compra
- Ter consciência cultural
- Considerando parcerias únicas, como com influenciadores
- Concentrando-se em experiências e resultados orientados para a ação, em vez do produto em si
- Usando ferramentas de automação bem desenvolvidas para segmentação e direcionamento altamente detalhados
Foco no Resultado Final
No marketing e no desenvolvimento de produtos, muitas vezes há tanta ênfase no produto e nos “números” que o cercam (lucros) que às vezes as pessoas perdem de vista a necessidade que o produto atende.
O que realmente importa é para quem você está fazendo marketing e por quê. Você precisa entender seus pontos fracos para saber o que eles estão fazendo com o seu produto. Em outras palavras, quando você demonstrar os momentos pós-compra, eles então se lembrarão de por que precisam disso em primeiro lugar.
Use conteúdo para geração de leads
Existem muitas maneiras de gerar leads, mas um método experimentado e testado é fornecer conteúdo escrito valioso e distribuí-lo de maneira adequada. Ao vincular seus blogs e artigos a uma oferta específica por meio de uma página de destino , você aumenta seu potencial de conversão. De acordo com a Entrepreneur , os blogueiros têm 13 vezes mais chances de ter um ROI positivo, e as empresas têm o mesmo tipo de resultados.
Entre ao vivo e use áudio
Quando você assume a liderança na organização e hospedagem de eventos presenciais, incluindo webinars ao vivo que também podem ser distribuídos para contatos importantes mais tarde ou usados como uma oferta especial, você está estabelecendo autoridade e conectividade no campo. E o melhor é que esses eventos nem precisam ser formais. Se você sabe que alguns colegas em sua área estão na mesma cidade que você, pode planejar uma noite de encontro para se conectar.
Qualquer coisa que você gravar em alta qualidade ou que fizer para facilitar a educação e a conexão ficará na mente das pessoas.
Foco no celular
De acordo com a Statistica , cerca de 4,78 bilhões de pessoas em todo o mundo estarão conectadas a telefones celulares a partir de 2020. E Convince & Convert afirma que 40% dos compradores consultam pelo menos um canal social ou de pesquisa enquanto fazem compras e que 4 em cada 5 compradores usam seus smartphones como parte de seus hábitos de consumo regulares.
Se você pensar bem, isso está realmente se tornando a norma. Quer esteja procurando resenhas de um videogame popular, verificando avaliações de restaurantes no Yelp ou simplesmente vendo se sua loja local tem o item certo em estoque, você está usando muito o celular para as necessidades básicas do consumidor.
Com isso em mente, aqui estão algumas maneiras de garantir que sua estratégia de marketing móvel permaneça no caminho certo:
- Otimize seu site para desktops e smartphones
- Use números de telefone clicáveis, endereços e CTAs (frases de chamariz)
- Certifique-se de que seus dados de contato estejam conectados a um aplicativo de mapas
- Garanta um carregamento rápido do site
- Sempre revise os anúncios de mídia social ou outros tipos de plataformas otimizadas para celular
Use o conteúdo para mostrar autoridade e autenticidade
Não use as redes sociais apenas para “postar” – você deseja compartilhar os valores e a missão da sua própria empresa, independentemente do canal ou método que esteja usando.
Algumas dicas sobre isso:
- Seja pessoal com vídeos ao vivo. Forneça elementos interativos e visões dos bastidores da empresa ou do produto sempre que possível.
- Ofereça aprendizado e educação contínuos como parte da missão da sua marca, seja sobre a própria marca ou sobre uma causa da qual está próxima.
- Use podcasting e entrevistas escritas para gerar conteúdo em um nível de conversação e garantir que você tenha conteúdo oficial e otimizado para SEO na web.
- Publique seus vídeos ao vivo e outros em seu site e até mesmo incorpore-os em anúncios. O vídeo é um dos maiores conversores e não requer um alto orçamento para ser bem usado.
E não se esqueça das histórias baseadas na emoção. Histórias que atraem as pessoas reais por trás de sua empresa podem ser benéficas. Eles fazem sua empresa parecer mais pessoal e acessível, gerando confiança. Os consumidores estão procurando mais significado por trás de seus hábitos de compra. Dê a eles um bom motivo para continuar a escolher você.
Rever e refinar
Ao desenvolver seu plano de marketing pela primeira vez, é fundamental incluir indicadores-chave de desempenho (KPIs) que se encaixem nas metas de negócios cruciais. Você precisa ter um plano para compreender suas metas e objetivos. Então, depois de entendê-los, você pode monitorar as métricas que fornecem informações sobre os KPIs importantes.
Então, você precisará:
- Afaste-se das métricas de vaidade – isto é, não preste atenção aos números que não são partes absolutamente cruciais para o seu sucesso a longo prazo
- Use KPIs para medir o sucesso, mas não os tenha gravados em pedra (ou seja, seja flexível)
- Configure intervalos contínuos para analisar, compreender, medir e, em seguida, relatar
- Entenda como isolar métricas críticas se parecer que algo não está funcionando
The Bottom Line
O resultado final de qualquer campanha ou tática de marketing digital é permanecer alinhado com seu propósito central, não apenas com seu produto. Concentre-se nos benefícios, atenda às necessidades reais do cliente e entenda o que os motiva. Além disso, fique por dentro de quais tendências sociais estão afetando vários dados demográficos. Lembre-se de que é realmente sua função “seguir” o cliente e não o contrário.
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